sexta-feira, 22 de abril de 2011

6 Dicas Para Previnir a Obesidade de Cães e Gatos

Ficar de olho na balança não é uma preocupação exclusiva dos seres humanos. Segundo a cardiologista e nefrologista veterinária Karine Kleine, da Renal Vet, cães e gatos também precisam tomar cuidado com o excesso de peso e suas consequências.



  • Você vai precisar de:
  • Atenção
  • Alimentação adequada
  • Exercícios
  • Consulta com um veterinário


1 - Dieta errada
A maior ameaça à boa forma dos bichos é a alimentação inadequada. Uma dieta rica em carboidratos, por exemplo, ajuda a engordar seu melhor amigo e traz prejuízos para a saúde dele. O excesso de petiscos próprios, como biscoitos para cachorros, também tem reflexos desastrosos.
2 - Alimentação correta
O melhor alimento para cães e gatos é uma ração de boa qualidade, que contém todos os nutrientes necessários. Oferecer comida caseira sobrecarrega o pâncreas e pode causar diabetes.
3 - Prevenção
Exercitar os animais é importante para prevenir a obesidade. Fazer um check-up anual com o veterinário ajuda a descobrir precocemente distúrbios endócrinos, comuns em raças como poodle e beagle. Raças como bulldog inglês, naturalmente rechonchudas, podem engordar porque tendem a sofrer de ansiedade.
4 - Castração
De acordo com a veterinária Karine Kleine, após a castração, machos e fêmeas costumam engordar. Combater o sedentarismo ajuda a evitar isso.
5 - Consequências
A principal doença causada pela obesidade é a hipertensão. Mas os animais também podem ter problemas cardíacos e de locomoção. Em casos mais graves, existe risco de AVC (acidente vascular cerebral).
6 - Tratamento
Ao descobrir que seu animal de estimação está acima do peso, é fundamental correr para o veterinário, em vez de estabelecer uma dieta por conta própria. O profissional fará exames para descobrir se o problema é causado por má alimentação ou distúrbios endócrinos.
Veja mais em: http://www.meupetbahia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=92:6-dicas-para-prevenir-a-obesidade-em-caes-e-gatos&catid=42:dicas&Itemid=109

Nenhum comentário:

Postar um comentário